Apresentação por Marici Salomão
"Conheci Elenice Zerneri e Wander B. na SP Escola de Teatro, como coordenadora e formadora do curso de Dramaturgia. Como se trata de uma escola modular, entraram em diferentes momentos, respectivamente 2018 e 2017, interagindo em alguns semestres. Além das aulas em comum, foram parceiros de trabalho nos experimentos da SP Escola e lembro-me com alegria dos processos realizados. Eles próprios estavam cientes do campo de forças que criaram tanto no fazer conjunto como no desenvolvimento de suas singularidades.
Wander, multiartista vigoroso, se formou em Dramaturgia e, no ano seguinte, entrava no curso de Direção. Elenice, ainda como estudante de Dramaturgia, somava ao talento da escrita os dotes como atriz. Depois de formados, e colhidos, como fomos todos, pela pandemia/quarentena, fizeram emergir um projeto criativo para as redes que, agora, se transforma em livro.
Nesses tempos sombrios, crivados de ódio, pandemia e mudanças climáticas, é bonito — mais do que isso, é um alento — quando artistas talentosos fazem das afinidades artísticas gesto de criação. Nasce, então, O amanhã foi um dia sem precedentes, um livro com cem textos curtos – entre crônicas, contos e monólogos –, criados singularmente por cada um deles (50 textos de cada autor). Textos que associam a palavra aos tempos presentes: ora melancólicos e ácidos, ora cômicos e sutis.
A centena criativa surgiu de um programa performativo realizado pela dupla durante a quarentena (maio a setembro de 2020). A série integral foi teatralizada e apresentada nas plataformas digitais, sob o título @umahistoriacontaoutra. Os próprios performaram, em sistema de revezamento (quando Wander escrevia, era Elenice quem atuava e vice-versa). Contaram também com convidados, como os excepcionais atores Antônio Petrin e Georgette Fadel.
Viver um período tenebroso e saber revertê-lo em ações criativas talvez seja uma das mais sábias lições para este presente insólito, além de cunhar um gesto nascido do campo de conhecimento. Como eles próprios dizem: uma união sonhada para um bom ator e um bom texto. A mim, que contribuí na formação desses artistas, uma união repleta de iniciativa e talento."